14 de outubro de 2006

O COMBÓIO LUSITANO: teses e problemáticas na análise do fenómeno socio-cultural!!!

CARAPAUS AZEITE & ALHO


Não hájem dúvidas!!!!!!!!
Nós samos sem dúvida um ótentico fenómeno!!!!!!!!!!!!! Reparem bem nesta curta metráge: o ambiance; o comportamento socio idílico; o típico e lusitano combóio com a "gandaia aos pulinhos"...

Históricamente, a tradição do "combóio" remonta às danças de guerra no período da Idade do Bronze na Península Ibérica...Trazida pà Península pelos celtas irlandeses, rapidamente a aculturação e adaptação desta dança demarcou, sem dúvidas, as fronteiras da nossa nacionalidade...a evolução durante o Estado Novo para a marchinha popular...hoje em dia, o "combóio" ajunta-se à trilogia dos três F's: "Fátima, Futebol, Família e o Combóio"!!!!!!!!!

A política da Educação Nacional que lutou por transmitir, como vêem no filme, as ideias do Português que, ao mesmo tempo, adora ir atrás do que o vizinho faz, por outro lado, anda sempre a reboque...crianças, jovens, adultos, todajajidades!!!!!!!

Fenómeno antropológico, citado já por Emile Durkheim e nas teses socio problemáticas da fenomenologia socio cultural de Levi-Strauss!!!!!!
CULTURA E COMPORTAMENTO PORTUGUÊS: povo em que todos vão atrás da modinha estabelecendo regras sociológicas de comportamento!!!!!!!!!

P.S: ...depois diguem que não aprendem nada aqui com os Carapaus... ;)

Um bem hajem e inté ao próximo apeadeiro!!!!!!!!!!!

1 comentário:

Anónimo disse...

quem nunca fez parte dum destes combóios q atire a primeira brelaidata!!!hehe
eu ja fiz parte de 2 destes nas rambóias dos carapaus....tou a espera de vos ver mais vezes.
bem hajam