10 de julho de 2006

A TODOS OS FÃS E AMIGOS DOS CARAPAUS:

No passado sábado, dia 8 de Julho, o dia era de elevado calor. Não só a temperatura convidava à praia mas, também, Portugal jogava o seu prestígio e orgulho ferido num maquiavélico e frustrante jogo de consolação na Alemanha. Os Carapaus Azeite & Alho foram convidados a mais uma actuação num famoso espaço em Setúbal, o STUDIO 4. Quem conhece os Carapaus Azeite & Alho, sabe que, para além do espírito de paródia e diversão que inunda o palco aquando de uma actuação, há uma mensagem implícita em toda aquela encenação. Sem quererem enveredar pelos caminhos facilitistas do humor batido, abordando temáticas de cariz sexual, ordinário que, sem dúvida, ainda faz grande percentagem do comum dos mortais rir, os Carapaus não têm no seu intuito difamar, gozar ou fazer escárnio de qualquer tipo de situações. Entre Escárnio e Sátira existe uma profunda diferença, total, ao nível epistemológico. A proposta é uma brincadeira, pegando em temas e assuntos que estão enraizados (quer queiram quer não) na chamada "cultura popular portuguesa". Quem afirma que Carapaus Azeite & Alho é uma tentativa de imitação de outros projectos musicais de paródia, proponho que venha assistir a um espectáculo: não há drogas, não há palavrões, não há degradação humana e, acima de tudo, existe um profundo respeito pelo público, de todas as idades, credos e culturas...de forma (que se tenta ser) original.... Se alguém consegue, pelo menos, sorrir ao assistir a um espectáculo é porque a mensagem que a banda transmite faz algum sentido. Para os elementos (alter-egos) que compõem o grupo, o principal é objectivo é, sem dúvida, a diversão fazendo aquilo que mais gostam de fazer...em linguagem de senso comum: juntar o útil ao agradável. E foi neste intuito que nos dirigimos, mais uma vez, a Setúbal, a uma casa que muito bem nos acolheu sempre. Aproveitando o facto (apesar do desconhecimento do resultado do jogo dessa noite) das movimentações de apoio à selecção nacional, aproveitámos para fazer uma comemoração no nosso espectáculo. Portugal perdeu 3-1. Confesso que não me entristeceu pois, como qualquer português,... a final é que era!!!!! A noite caiu. O bar foi enchendo até estar a rebentar pelas costuras. Público da zona, arredores e, também, de mais longe ainda. Garanto que, 85% do público que nessa noite esteve no Studio 4, sabia o que se iria passar... O espectáculo começou ao rubro. O público, esse, sentia-se com a banda, apesar de alguns problemas de som que se verificaram ao início. Menções a Portugal, com aqueles já míticos gritos de guerra transpondo alguma raiva trepidante. Mas, nos espaços entre cada música, alguns presentes não compreenderam a mensagem que a banda queria passar: apupos, faltas de respeito chegando a roçar a pura ordinarice sem o mínimo de consideração pelas pessoas que estavam em cima do palco e as que estavam a assistir ao espectáculo. Assobios, "pan...os", "vai-te embora", etc. Na minha terra (e na vossa, penso eu de que...) diz-se que "quem está mal muda-se". Depois de uma primeira observação por parte da banda, o mesmo grupo de indivíduos manteve a toada de falta de delicadeza e de respeito. Todos vocês sabem o quão ingrato é (apesar de ser divertido) estarmos a dar "o corpo ao manifesto" daquela forma. A concentração, a necessidade de encabeçarmos um segundo "eu" não é fácil mas é, acima de tudo, um tónico de rejuvenescimento. Mas não se mudaram. Continuaram na mesma toada, sem respeito pelas pessoas que ali foram. O espectáculo estava estragado pois a casa também não se apercebeu do que estava a ocorrer: não tiveram qualquer tipo de preocupação pelos clientes, nem pela banda. Todos vocês, penso, tiveram conhecimento do que se passou hà uns anos num festival, em que uma banda estrangeira foi brindada com calhaus, apupos e todo o tipo de deselegâncias lusitanas que só nos envergonham. Toda a gente sabe o quão é difícil a um jogador de futebol manter um alto nível de rentabilidade quando apupado pelos adeptos. Todos vocês recordam o Cristiano Ronaldo no Estádio da Luz, em que perdeu a cabeça, tomando um acto desaprovado pela hipocrisia nacional. Todos viram o Samuel Eto'o (Barcelona) a abandonar o relvado após manifestações racistas a si dirigidas. Todos vocês, de certeza, não se iriam sentir bem em qualquer uma destas situações e todos vocês, de certeza, sentiram-se injustiçados por chamarem arruaceiros aos nossos "heróis" na Alemanha. Mas todos vocês pensam que estamos ali por dinheiro e, por isso, temos de cumprir o nosso horário e, como gladiadores na arena, temos que nos bater até à morte, para deleito das bancadas sádicas. E muitos de vocês tomam-nos como algo que está para além da natureza do ser humano: palhaços em escravidão, sem condições perante a obrigatoriedade laboral e patronal. E foi esta a atitude do senhor gerente e proprietário da casa. Ao abandonarmos o palco, alegando a falta de condições que cerca de metade do público se apercebeu, dirigimo-nos para o "back-stage". A única preocupação do mesmo senhor gerente foi que a casa estava cheia e estava a perder dinheiro e que se não fôssemos tocar, não nos pagaria. Isto num tom puramente autoritarista e senhorialista, fazendo reviver os tempos áureos da Sociedade Capitalista que tanto aquele distrito de Setúbal se bateu contra... Quando um rapaz (porventura amigo de alguém no bar) pede-nos para voltar ao palco, prometendo afastar aqueles que estavam a "estragar a festa", ainda nos mostrámos relutantes mas decididos a regressar ao palco. Mas, infelizmente, o gerente da casa mostrou novamente um lado autocrático e ditatorial, tecendo palavras desagradáveis (na presença de raparigas, inclusivé) expulsando-nos, quais cães, quais ratos de esgoto, do seu espaço comercial. Em nome dos Carapaus Azeite & Alho, quero pedir a todos aqueles que nos visitaram nessa noite as nossas desculpas pelo lamentável sucedido. Mesmo que não aceitem, e considerem que a nossa atitude poderia ser outra, pelo menos peço que compreendam as palavras atrás descritas. Vemo-nos em breve, um abraço João Diona/ Toné Albertino

8 comentários:

Miss Kin disse...

Chiça penico meus amigos! Essa noite ñ foi nada fácil... Estou estupefacta! Mas pronto, são as gentes do nosso Portugal...
Sabemos à partida q o vosso humor ñ chega a toda a gente da mesma maneira.
Se servir de consolo, nós, os vossos verdadeiros fãs, sabemos de q matéria vocês são feitos e qual é a mensagem q passam (e mto bem diga-se de passagem!) e esperamos ver-vos mtas mais vezes com todo esse "élan" q vos é característico.

Beijito a todos

Anónimo disse...

Eu estava lá... e fui testemunha de tudo o que se passou.
Como mera cliente do bar que era, também eu me dirigi a um dos funcionários do bar a perguntar se não iam fazer nada para resolver aquela desagradável situação, perguntei se ele não percebia que por causa de 3 ou 4 sujeitos alcoolizados e mal educados, que resolveram estragar todo o ambiente de festa que se estava a viver, o bar iria em poucos minutos esvaziar! E o sujeito ainda teve a "lata" de me responder: a banda é que tomou uma atitude precepitada"! Escusado será dizer (e quem me conhece sabe que eu "fervo em pouca água") que entre mim e aquele funcionário a coisa "aqueceu" e trocámos uma quantas impressões menos simpáticas... eu a defender a posição dos músicos e ele a dizer que as pessoas não são obrigadas a gostar deles... Enfim, depois de tentar explicar-lhe que eles (bar) é que ficavam a perder (e pior cego é aquele que não quer ver!), acabei por pura e simplesmente abandonar o bar, com certeza porém que jamais em tempo algum lá voltarei a entrar!
Fiquei verdadeiramente triste com o que se passou...
Custou-me ver o que vi e sei que a banda não merecia aquilo.
A mim os Carapaus não têm de pedir desculpa...
Continuarei fã nr.1!!!
Cum camandro, vamo lá mazé a marcar já outro show, xissa pá!
Muitos beijinhos pra essa malta catita que são os Carapaus... e prás pikenas Sardinhas também! :)

SentadaAoLuar disse...

Como já tinha comentado no vosso post anterior, gostei mt de vos ver e tb lamentei imenso tudo o q se passou, sou uma esporádica frenquentadora do Studio 4 pq moro a norte de Lisboa (embora Setúbal seja a minha terra de coração)mas quando posso passo p lá!
Sinceramente, depois do q aqui li, fiquei completamente chocada c a atitude de quem gere o estabelecimento, mais ainda do q c os arruaceiros!!
Escusado será dizer q eles perdem e vcs só ganharam pontos na consideração de quem gosta de os ver e ouvir!
Boa sorte e vão actualizando sempre o vosso blog e mantenham os vossos fãs informados dos locais de actuação pois tenho a certeza q mts irão atrás de vós!
Beijokas a todos
Cristina

Anónimo disse...

Pois,
no meio de uma plateia tem de haver sempre duas ou três vozes de escárnio para com quem tu muito bem dizes:"dá o corpo ao manifesto".
Como tu bem dizes, dar o corpo ao manifesto e encarnar outro eu, já é por si só dificil, ainda para mais quando uns energúmenos apostádos em servirem de atracção (só as figuras dos mesmos e as suas palavras já bastam para toda a gente perceber que eles estão presentes)decidem estragar o trabalho imenso que é montar e ensaiar um espectáculo de Carapaus.
Para mal dos meus pecados (ou não) nesse dia estive a trabalhar e não me foi possivel comparecer.
"Ainda bem que não estavas", estás tu neste momento a pensar João.
Infelizmente é uma situação que todas as bandas já tiveram pelo menos uma vez.
A minha solidariedade,amizade e carinho para com vocês já vem de longe e assim se vai manter.
A quem me conhece,abraços e beijos.
Para voces seus maganos,ESTAMOS AI!!!

Eulálio Marcelino

Anónimo disse...

Nem sei por onde começar. Pois bem, depois duma boa jantarada entre amigos achámos por bem ir acabar a noite num dos nossos bares de eleição, o Studio 4, e assim k ouvimos falar no grupo k iria actuar decidimos por curiosidade ficar p conhecermos essa banda, pois apesar de sermos clientes mais ou menos assíduos ainda não tínhamos tido o prazer de conhecer os "Carapaus". E digo p quem quiser ler, foi uma noite divertidíssima, pois desconhecia completamente o k a banda tinha p nos mostrar, mas assim k subiram ao palco levaram-me às lágrimas, pois foram tão engraçados, diferentes, enfim, espectaculares que eu e o meu grupo de amigos (éramos 6 no total) não conseguíamos parar de rir e vibrar com aquela alegria contagiante. O que me entristeceu deveras foi o k aconteceu a seguir, k como vocês já comentaram, foi para mim uma total falta de respeito por vós e também por quem assistia. Sinceramente concordo plenamente que a atitude tomada pelos donos do Studio me desiludiu profundamente, pois como se diz, "quem está mal que se mude", e quem ficou a perder foram eles. Mas enfim, espero poder ver um espectáculo vosso do princípio ao fim pois foi deveras frustante não ter conseguido acabar a noite em grande tal como tinha começado. Carapaus, e eu o meu grupo de amigos estamos convosco. Continuem assim porque são o máximo. Bjs. CR

Anónimo disse...

Pois é! Confesso que no sítio onde estava (1ª mesa junto ao palco) nem me apercebi da situação. Obviamente que ouvi os gritos "PORTUGAL!" entre as músicas... mas quando a 'sentadaaoluar' (que comentou aqui) me chamou a atenção para o que estava a acontecer eu ainda lhe respondi que era impressão dela.
Já assisti a vários concertos no Studio4 e nunca vi tal coisa, foi mesmo uma ocorrência a lamentar!
Melhores dias virão :))

Anónimo disse...

Amigos, ainda agora os conhecemos no dia 10 e já temos vontade de vos chamar amigos. Com muita pena nossa mas achamos que fizeram bem em interromper o show. Espero que com o tempo venham a ter a fama e fortuna que merecem, mas que isso não vos estrague. Bom show, grandes músicos e grandes entertainers. Já somos vossos fãs. Parabéns e cumprimentos.
Ass:
Amigos da Marta de Sarilhos Pequenos.
P.S.- Esperamos poder ir vê-los muito mais vezes.

Miss Kin disse...

Achei q devia partilhar...
http://www.youtube.com/watch?v=4yuQD-hMKUg&